sexta-feira, 5 de julho de 2013

...


9 ERROS COMUNS NA HORA DE SE PROTEGER DO SOL

Hello, galera! Sexta super delícia né? Então, hoje quero trazer pra vocês uma matéria super interessante, tanto para os homens quanto para as nossas DIVAS.

Estava conferindo a matéria da revista Mens Health, que aliás traz muitas novidades para os BOYS de plantão.
E uma dessas matérias, são dicas de como se proteger do sol, principalmente os HOMENS, que são bem desligados quando assunto é se cuidar.


Então vou frisar os 9 erros mais comuns na hora de se proteger do sol:


Erro 1: Indiferença

Imagine sair em uma tempestade com um grande e resistente guarda-chuva cheio de furos? Pois é! É assim que a maioria dos homens cuida da proteção solar: totalmente meia-boca. Mesmo que você se entupa de SPF religiosamente como um padre irlandês no Equador é provável que você cometa alguns erros, mesmo sem conhecê-lo. Segundo a Fundação Nacional do Câncer de Pele dos Estados Unidos, 90% dos melanomas causadores de câncer são causados pela exposição indevida ao sol. Por isso, o primeiro grande erro que você comete é não se preocupar muito com a proteção solar.

Erro 2: Quantidade insuficiente

Um estudo publicado em 2007 no British Journal of Dermatology (Jornal Britânico de Dermatologia) revelou uma enorme lacuna entre o fator do protetor e sua proteção no mundo real. O grande problema é que a maioria das pessoas aplica o produto “má le má” uma vez ao dia e em quantidade insuficiente. O melhor a fazer é aplicar a quantidade de uma colher de sopa no rosto e o equivalente a cinco colheres para todo o resto do corpo ao longo do dia.

Erro 3: Reaplicação

Muitas pessoas aplicam o protetor solar apenas uma vez ao dia. Porém, mesmo os à prova d’água e os de “longa duração” vão pendendo sua atuação ao decorrer do dia com o suor e atrito com a roupa. Então, preste atenção na seguinte regra: aplique o protetor solar pela primeira vez ao dia 30 minutos antes de sair de casa para que ele possa ser absorvido pela pele. Depois, reaplique o protetor a cada duas horas nas partes do corpo que ficam expostas ou então imediatamente após suar excessivamente. Se estiver na praia ou piscina, reaplique depois de dar um mergulho.

Erro 4: Fator de proteção

A Fundação do Câncer de Pele recomenda a utilização de um fator UVA e UVB de proteção solar com FPS 15 ou maior. “Qualquer fator menor irá bloquear uma parte da luz do sol, mas não o todo amplo espectro, permitindo a ocorrência de danos na pele”, diz Mark Lebwohl, presidente do departamento de dermatologia da Mount Sinai Medical Center, em Nova York. Quando for escolher seu protetor solar procure marcas que trazem na composição do produto um ingrediente chamado “mexoryl”, um composto de bloqueio UVA que não se degrada tão rapidamente na luz solar como outros filtros UVA aprovados pela FDA (Food and Drug Administration).

Erro 5: Confiar na sua roupa

Se vista na defensiva: a boa e velha camiseta do dia a dia tem um SPF equivalente a 5. Isso significa que uma grande quantidade de luz chega à sua pele sem passar por nenhum tipo de filtro. Parar turbinar sua roupa você pode investir em roupas com proteção solar ou procurar lavanderias que durante a lavagem aplicam produtos que garantem proteção solar às roupas.

Erro 6: Esquecer  partes delicadas

Você pode ter seu corpo e rosto coberto, mas não se esqueça de seus olhos, lábios e couro cabeludo. Raios UVA e UVB, que são invisíveis a olho nu, pode causar catarata, câncer de pálpebra, e cânceres de pele. Mas não adianta apenas usar qualquer óculos de sol comprado em camelô. Certifique-se que as lentes tenham 100% de proteção UV. Agora, para os lábios: a pele de seus lábios é muito fina, tornando-os especialmente suscetíveis a danos causados pelo sol. Sempre use um protetor labial com FPS 30 ou superior. Finalmente, use um chapéu de abas largas para cobrir sua cabeça, e não aquele feitos de palha que não bloqueiam totalmente a chegada de luz ao seu couro cabeludo.

Erro 7: Evitar o sol completamente

Quando se trata de prevenção não é preciso ser paranoico. Não exagere e não deixe de aproveitar momentos ao ar livre em dias de sol. Um estudo de 2005 no Centro de Câncer Memorial Sloan-Kettering, pacientes com melanoma que ficaram expostos ao sol antes do diagnóstico tiveram melhores chances de sobrevivência frente a um câncer de pele. Isso porque a vitamina D, que é produzida pelo sol, pode ajudar a retardar a propagação do câncer.

Erro 8: Beber a cafeína errada

Não há nada de errado com uma xícara de café, mas a mudança para chá pode ajudar a combater o câncer. O chá verde é embalado com poderosos antioxidantes que atuam como uma espécie de botão de autodestruição em células cancerígenas, levando-os a morrer antes que elas possam ser malignas. Sua receita: beba duas grandes xícaras de chá verde por dia.

Erro 9: Fugir do dermatologista

A Fundação do Câncer de Pele recomenda visitar um dermatologista e checar sua pele da cabeça aos pés pelo menos semestralmente, não apenas quando suspeitar do surgimento de alguma pinta. Porém, se você encontrar ou perceber alguma mudança de cor, forma, contorno em alguma pinta do seu corpo, não adie a visita nenhum minuto e faça essa checagem de três em três meses. E, não se desespere. Nem todo melanoma significa câncer, é comum ser apenas alguma célula escamosa, espinha interna ou mesmo uma mancha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário